A meditação é uma técnica que permite conduzir a mente para um estado de calma e relaxamento através de métodos que envolvem postura e focalização da atenção para atingir tranquilidade e paz interior.
Eu já notei que quando alguns consulentes passam por alguma sessão de Mesa Quântica ou Tarô e eles percebem que precisam melhorar a ansiedade e os processos excessivos de pensamentos repetitivos, sempre me perguntam o que podem fazer a mais para ajudar nesse processo de autoconhecimento. Quase sempre eu recomendo um exercício de meditação, bem como outros exercícios que falaremos em outros artigos desse site.
Muitas pessoas conhecem a meditação guiada, onde encontramos várias por vídeo ou áudio na internet. Uma das mais procuradas é a “Meditação para dormir” e é ótima para quem tem insônia, sofre de ansiedade, entre outras coisas.
Mas hoje eu quero dizer que para meditar você não precisa ler livros falando sobre o tema ou ficar escutando alguém te guiar a um lugar para que você possa transcender. Você também não precisa ir a uma aula de meditação; tudo pode ser feito na sua casa ou no seu trabalho, como preferir e você precisar.
Por isso, eu vou te ensinar como você pode meditar sozinho(a), de forma que se sinta confortável e melhor.
05 passos para você meditar agora mesmo:
1. O Tempo
Você não precisa de tanto tempo assim para meditar e esse é o primeiro mito que colocam sobre essa técnica. Idealmente, um período de 15 a 20 minutos é um ótimo tempo para trazer os máximos benefícios da meditação, mas 5 minutos já são suficientes para permitir uma viagem para dentro de si, alcançando tranquilidade e foco.
2. O Local
É recomendado separar um espaço onde possa se sentar e se sentir confortável. O importante é que possa estar, de preferência, em um ambiente tranquilo e com o mínimo de distrações para facilitar a concentração.
3. Ter uma postura confortável
A posição ideal para a prática da meditação, de acordo com as técnicas orientais, é a postura de lótus. Entretanto, essa posição não é obrigatória, sendo possível ficar sentado ou deitado em qualquer posição, inclusive em uma cadeira ou banco, desde que esteja confortável, com a coluna reta, ombros relaxados e pescoço alinhado.
4. Controlar a respiração
O controle da respiração pode não ser fácil no começo, o que acontece com a prática, mas é importante que seja confortável e sem forçar, para que não se torne um momento desagradável. Um exercício que pode ser feito é contar até 4 na inspiração, e repetir esse tempo para a expiração.
5. Focar a atenção
Você pode focar sua atenção em um mantra que você conhece ou em algum pensamento positivo ou objetivo que você deseja alcançar.
É muito comum que surjam diversos pensamentos durante a meditação, e, neste caso, não se deve brigar com eles, e sim deixá-los vir e depois partir. Com o tempo e a prática, se torna mais fácil se concentrar melhor e evitar os pensamentos. Mas, às vezes, pode até ser uma mensagem de algo que você gostaria de saber.
Fique de olho!
Quais os benefícios da meditação?
Tranquilidade;
Maior atenção;
Concentração;
Diminuição da ansiedade;
Aumento da criatividade;
Melhora da qualidade do sono.
E ainda tem mais.
Gostou?
Comece a meditar agora mesmo e complemente sua meditação com alguma técnica de limpeza energética para abertura de caminhos e sua vida fluir muito mais.
Compartilhe esse conteúdo para quem você sabe que precisa dele.
Precisando de uma limpeza energética ou orientação?
Clique no botão do WhatsApp ou acesse o “Fale comigo” do nosso site.
Siga-nos nas redes sociais: @conscienciaomterapias
*Se você entrar em contato e dizer que leu este artigo, ganha um bônus no ato da consulta.
Gratidão, hoje e sempre!
Aná Nery.